Higiene e Segurança no Trabalho

A Higiene e Segurança no Trabalho, para além de uma obrigação legal da entidade empregadora, devem ser encaradas como uma mais-valia, que valorizam o potencial dos seus recursos humanos, bem como os índices de motivação dos seus colaboradores e consequente aumento de produtividade dos mesmos.

Sendo a Higiene e Segurança no Trabalho regulamentada pela Lei n.º 3/2014 de 28 de Janeiro, que procede à segunda alteração à Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, tem por objetivo a prevenção de riscos nos locais de trabalho, através de identificação e controlo de agentes físicos, químicos e biológicos que incidem sobre o ambiente de trabalho, de modo a prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais.

A avaliação de riscos no local de trabalho apresenta-se como um valioso instrumento em Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho, onde por via de técnicos especializados e de acordo com a legislação em vigor são verificadas as condições de segurança das instalações, dos postos de trabalho, equipamentos, entre outros.

A avaliação de riscos é uma etapa fundamental que permite identificar eventuais perigos e determinar todas as soluções possíveis para evitar que os mesmos tenham efeito. Contribuindo assim para uma efetiva prevenção e melhoria das condições de Segurança, Higiene e Saúde dos trabalhadores.

A IB.MI / ARGOMED nos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho assume:

  • Auditorias / Visitas às instalações, por técnicos especializados com formação em Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Elaboração da avaliação dos riscos profissionais e o respetivo relatório, bem como a elaboração do plano de prevenção de riscos profissionais;
  • Análise de Acidentes de Trabalho.
  • Elaboração do Anexo D do Relatório Único;
  • Organização do Dossier/Manual dos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho.

Medição dos fatores de risco nos locais de trabalho:

  • Estudo de iluminância
  • Estudo de Ambiente Térmico
  • Estudo de Ruído
  • Estudo de Poeiras

Condições do serviço:

A IB.MI / ARGOMED nos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho, conforme as atividades previstas no Art.73º - B, da Lei nº 3/2014, de 28 de janeiro, assume:

  • Auditorias / Visitas às instalações, por técnicos especializados com formação em Higiene e Segurança no Trabalho, em que se:
    1. Colabora na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, em como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
    2. Supervisiona o aprovisionamento, validade e conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
  • Elaboração da avaliação dos riscos profissionais e o respetivo relatório, bem como a elaboração do plano de prevenção de riscos profissionais e respetivas medidas de prevenção; Respetivo acompanhamento da execução das medidas de prevenção;
  • Procedimentos de segurança de acordo com as atividades realizadas, coordenando as medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;
  • Vigilância das condições de trabalho de trabalhadores em situações vulneráveis;
  • Análise de Acidentes de Trabalho, elaborando o respetivo relatório;
  • Consulta aos trabalhadores (questionário) anualmente;
  • Elaboração do Anexo D do Relatório Único;
  • Organização do Dossier/Manual dos serviços de Higiene e Segurança no Trabalho.
  • Apoio na documentação legal exigida e organização dos elementos necessários às notificações obrigatórias;
  • Apoio no planeamento de Formação;
  • Sensibilização sobre os riscos expostos dos trabalhadores, promovendo a integração das medidas de prevenção;
  • Apoio na elaboração do plano de emergência interno;